Procedimentos
Endoscopia para Hérnia de Disco
O tratamento para a maioria dos doentes com uma hérnia de disco normalmente não inclui a cirurgia. A maioria dos pacientes (85%) responde ao tratamento conservador com medicamentos, repouso e fisioterapia. A cirurgia consiste em uma ressecção do fragmento herniado após a abertura do ligamento que cobre os nervos (ligamento amarelo) e a identificação, proteção e retração do nervo que está comprimido- procedimento feito com auxílio do vídeo endoscópio, paciente sob anestesia local e sedação. Paciente caminha e recebe alta médica, em média, 06 horas após o procedimento. Permitindo o retorno mais precoce às atividades da vida diária e com uma melhor função
Tratamento de Escoliose
O tratamento não cirúrgico, tais como fortalecimento, é normalmente adequado como a primeira linha de defesa, e como muitas curvas escolióticas nunca progridem ao ponto de ser necessária uma cirurgia, deve ser recomendado para os casos mais leves da condição.
O uso de um colete pode ser necessário para o controle da progressão de uma curva escoliótica, em pacientes em fase de crescimento e com curvas inferiores aos 35 graus, tendo sua comprovação científica observada e publicada em diversos estudos há várias décadas. Há uma variedade de aparelhos que estão disponíveis para o tratamento da escoliose. O seu médico irá prescrever o que é certo para você com base no tipo, localização e grau de sua curva.
O tratamento cirúrgico da escoliose inclui a instrumentação e fusão espinhal. Recomendada para curvas graves e para as curvas que não responderam à intervenção não-cirúrgica. A cirurgia promove a estabilização interna da coluna ao apoiar as estruturas vertebrais e redirecionar o estresse corretamente ao longo da coluna vertebral durante o processo de cicatrização. No final, o objetivo é impedir a progressão da curva e reduzir a deformidade da coluna vertebral na medida do possível; restabelecer a estabilidade da coluna vertebral e o alinhamento do tronco.
A cirurgia atualmente é realizada com paciente sob monitorização neurofisiológica dos nervos, técnica que identifica em tempo real qualquer alteração do nervo. Minimizando significativamente os riscos de lesões neurais. Hoje a cirurgia para correção da escoliose é um procedimento extremamente seguro e eficaz.
Tratamento de Fraturas da Coluna
Fraturas da coluna vertebral ocorrem quando o corpo vertebral normal é ” esmagado ” , ou comprimido. Dor, dificuldade de locomoção são queixas comuns. Em casos graves, parte do corpo vertebral podem projetar-se no canal medular e comprimir a medula espinhal e os nervos, produzindo dor que irradia para os membros superiores ou inferiores
As causas mais comuns de fratura são trauma após uma queda ou um acidente de carro ; ossos fracos devido à osteoporose ou até mesmo a propagação de um tumor na espinha .
O tratamento de fraturas por compressão inclui medidas para aliviar a dor, estabilizar e reparar a fratura, e diagnosticar a causa da quebra.
Opções de tratamento não-cirúrgico o médico pode recomendar incluem:
-
Medicamentos para aliviar a dor.
-
A redução da atividade física ou repouso
-
Uma cinta espinhal para limitar o movimento
-
A medicação melhorar a densidade óssea
-
Uso de coletes externo.
Se fraturas por compressão não conseguem curar ou se a dor persistir , apesar das medidas não-cirúrgicos , o médico pode recomendar a cirurgia como o próximo passo em direção alívio. Os procedimentos cirúrgicos para o tratamento de fraturas por compressão vertebral vão desde procedimentos minimamente invasivos, como a cifoplastia, até cirurgias abertas com descompressão neural e artrodese.
Tratamentos Minimamente Invasivos
DOR LOMBAR, CERVICAL OU DORSAL PRODUZIDAS POR ARTROSE
A dor da coluna pode ser tratada com uma combinação de terapias não-cirúrgicas concebidas para aliviar a inflamação e os sintomas, incluindo:
-
Correção da postura – O alinhamento correto da coluna vertebral pode reduzir o estresse na região lombar e na cervical.
-
Modificação da atividade – Alterar as atividades em casa e no local de trabalho para eliminar a torção excessiva, alongamento e flexão forçadas, bem como aprender técnicas de carregamento adequadas.
-
Exercício/fisioterapia – Para melhorar a flexibilidade, força e circulação, bem como reduzir a dor e a inflamação, aumentando o movimento livre de dor.
-
Medicação – medicamentos como anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), analgésicos de prescrição, antiinflamatórios esteróides ou relaxantes musculares.
Se o tratamento conservador não fornecer alívio duradouro, o médico pode recomendar a cirurgia da coluna. Terapias cirúrgicas para o tratamento da síndrome da articulação facetária incluem:
- BLOQUEIO ANALGÉSICO DAS FACETAS ARTICULARES
- RIZOTOMIA PERCUTÂNEA POR RADIOFREQUÊNCIA
Cabe ressaltar que esses são procedimentos realizados com agulhas percutâneas sob orientação fluoroscópica / RX, paciente sob sedação leve e alta logo após o procedimento.


